02/05/2017

O Caso da Produção e Distribuição na Construção Civil

Logistica Lean na Construcao Civil

Como aumentar a produtividade, o giro de ativos, a programação da frota e reduzir custos na construção civil.

O caso realizado, que pode ser estendido para qualquer operação da construção civil, mostra como aumentar a produtividade, reduzir custos na construção civil e obter:

  • Redução do número de caminhões em 13%;
  • Redução do prazo de entrega em 16%;
  • Aumento de produtividade da frota em 15%.
  • Uma rotina para a programação da frota, com investimento baixo;
  • A melhoria contínua da operação.

Localizada na Região Sul, a empresa possui 4 unidades de produção e distribuição de concreto. A gerência necessitava melhorar a gestão da operação, que sofria com atrasos de entrega e baixos índices de produtividade.

Após o treinamento em kaizen e na identificação de desperdícios da logística lean, o Grupo de Melhorias observou os processos de produção e distribuição, trazendo casos concretos de perdas que deveriam ser eliminadas e que afetavam a produtividade e os prazos de entrega.

Havia atrasos na dosagem de concreto na usina, na largada dos caminhões e na aplicação do concreto. A falta de sincronização entre os caminhões na obra comprometia a produtividade, aumentava o prazo de concretagem e deixava ociosos os caminhões, que são especializados e caros. Pequenos problemas, desconhecidos ou desprezados, como a falta de materiais para concretagem ou a demora na emissão de notas fiscais, passaram a ser alvos de melhorias.

A Prolean acompanhou todas as atividades da produção e da distribuição de concreto utilizando um método único para identificar os desperdícios, que foram descritos num mapa simplificado do fluxo de valor da operação.Plano de Acao O Grupo de Melhorias, então, analisou os problemas, identificando as causas e desenvolvendo um plano de ação para reduzir os desperdícios. Negociamos as metas e colocamos o plano em ação. O mais importante, contudo, foi o aprendizado da equipe na solução dos problemas pelo bloqueio da causa raiz. O sucesso das ações motivou a empresa para o kaizen. Entendendo o kaizen, o grupo ficou apto para a Melhoria Contínua.

Como é comum em projetos de melhoria, a disponibilidade das pessoas era limitada e o projeto tinha que prover resultados rápidos. Para que o tempo de dedicação da equipe no projeto fosse otimizado, utilizamos o Método Simplificado de Mapeamento de Valor e expressamos o Estado Futuro diretamente no Plano de Ação.

Um problema à parte era a programação da frota, pois não se sabia quando os caminhões em viagem estariam disponíveis para alocar a próxima entrega. Uma opção era comprar sistemas caros de rastreamento, mas optamos por oferecer um sistema de scheduling simples e efetivo: com o auxílio de uma schedulling sheet, o programador, treinado para esse fim, utilizava os tempos-padrão das entregas, as previsões de chegada de cada caminhão e os alocava aos pedidos de entrega. As viagens eram monitoradas via celular a fim de corrigir desvios e manter o padrão de produtividade.Programacao da Frota

Nesse caso, como em qualquer outro, a Prolean persegue melhorias sustentáveis que repercutem nos resultados financeiros e operacionais das empresas.

Saiba mais sobre este caso ou como diminuir custos, melhorar a produtividade, aumentar o giro de ativos e a programação da operação. Entre em contato conosco.