Transformação: tudo começa com Motivação e Resultados

Os empresários se preocupam 24 hs por dia com algum problema urgente de sua empresa, que necessitam mudanças. Mudanças nas operações (produção, logística e planejamento) encontram resistências e são difíceis de serem implementadas.

A ProLean, que completa 15 anos de atuação, se define como uma empresa Transformadora em vez de Consultoria, porque é isso que ela faz: um de seus lemas é: ”Faz o que diz, em vez de somente dizer que faz”.

Em um trabalho de turnover, transformou uma empresa falida em empresa lucrativa: “o patrimônio líquido era negativo (-1.020 %). O prejuízo, antes -28 %, pulou para um lucro líquido de +7,6 % sobre as vendas. Mas o mais importante foi motivar a equipe a adotar a Melhoria Contínua, o Atendimento ao Cliente e o Trabalho em Equipe como estratégia de negócio”.

Resultados como esse são obtidos com base em 2 processos desenvolvidos ao longo desses 15 anos. Primeiro, baseia-se no Processo de Motivação, porque “Motivação é tudo!”. Pessoas desmotivadas não se dispõem a aprender e muito menos a adotar a Melhoria Contínua em suas empresas. Não há comprometimento sem motivação. O salto de desempenho se dá quando as pessoas fazem a transição do comprometimento externo (exigência externa) para o comprometimento interno (auto-exigência). Neste último caso, existe um desejo genuíno e pessoal para o aperfeiçoamento contínuo. Os objetivos pessoais evoluem de Metas de Comportamento para Metas de Vida, incorporadas no propósito íntimo.

Uma empresa não pode pensar em atingir a excelência se os processos não são melhorados continuamente. O Processo de Resultados Iminentes, vem em segundo lugar, porque o método desenvolvido pela ProLean faz rapidamente as mudanças que dão maior retorno sobre o investimento. Na maioria dos casos “já se podem observar resultados nas primeiras 3 semanas”.

Muitas empresas reclamam que os problemas se repetem e as melhorias desaparecem rapidamente e o desempenho volta ao estágio anterior ao projeto. Por isso, depois das primeiras semanas de trabalho, a ProLean segue empregando um Processo de Resultados Sustentáveis, baseado no fortalecimento dos valores e eliminação contínua das barreiras à mudança, para realizar a transformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *